pontual_balao_whatsapp.png

Dicas de Impressão

Confira nossas dicas para obter uma melhor impressão e acabamento nos seus trabalhos.


   CMYK ou RGB?   

Ao fazer a escolha de qual esquema de cores empregar em seu projeto, é importante lembrar que o objetivo principal do CMYK é reproduzir da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. Por isso o CMYK é o esquema utilizado pela indústria gráfica. Já o RGB é reproduzir cores em monitores de TV e computadores de maneira fiel, pois o RGB é baseado em luz, não sendo aconselhável para impressão de materiais.

   Algumas características do papel   

Cor

A cor do papel, seu grau de alvura e opacidade, determinam sua aplicação. Como as tintas off-set contém transparência, a cor pode sofrer alteração de acordo com o papel utilizado. Recomenda-se papéis com bom grau de alvura para reprodução de policromias. Papéis levemente amarelados e com alto grau de opacidade são indicados para livros (leitura), evitando o cansaço visual e a transparência de textos e figuras de uma página com relação ao verso desta.


Textura

Podemos considerar como textura, tanto o aspecto da superfície do papel (lisos, texturados, telados, calandrados, etc.), quanto ao seu grau de rigidez. Cada tipo de impresso, pode necessitar de uma textura diferente. A sua criatividade determinará o melhor tipo de papel.


Peso (gramatura)

Os papéis são identificados pela sua gramatura, variando normalmente de 50 a 350 gramas definindo o peso e volume final do impresso. A gramatura é fator preponderante na composição de custos do impresso, tanto na impressão, quanto na distribuição, principalmente quando via correio.


Formato

Um formato bem definido proporciona melhor aproveitamento do papel, evitando desperdício. Isto vale tanto para custos, como consciência ecológica. Porque desperdiçar sem necessidade. Antes de iniciar o projeto do seu impresso, consulte a Tabela de corte e formatos de papéis abaixo:


   Tabela de corte e formatos de papéis   

A tabela fornece orientações de corte para o melhor aproveitamento do papel, nas medidas que você precisa para o seu trabalho. Imprima para tê-la sempre que necessitar.



   Tabela de uso de papéis   

Abaixo você pode conferir os tipos de papéis que trabalhamos e algumas de suas aplicações:



   Cálculo da lombada em editoriais   

A lombada do miolo de um livro depende, dentre outras variáveis, do método de encadernação (colada, grampeada, costurada) e do tipo de capa (mole, flexível, dura). 

Alguns métodos genérico muito utilizados são:

- Para cada caderno de 16 págs. = 1 mm de espessura, em offset de 75 g/m2.

- Para outros papéis e gramaturas, utilizar um livro já produzido para referência.

- Uma outra forma é solicitar um boneco feito pela gráfica que irá “rodar” o seu trabalho, fornecendo medidas mais exatas.